Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara aprova Moção de Aplausos à Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná

por RAFAELLA publicado 20/10/2022 11h03, última modificação 20/10/2022 11h03
Na palavra-livre, os vereadores homenagearam e parabenizaram os Professores pelo Dia 15 e os Médicos pelo Dia 18 de outubro

Os projetos da Ordem do Dia, foram aprovados por unanimidade de votos

Foi realizada na noite do dia 18 de outubro, a 11ª Sessão Ordinária do 2º Período do 2º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, nove indicações dos vereadores foram apresentadas. Atendendo o convite do Presidente Helio de Mello, os Secretários Municipais da Fazenda – Juarez Miguel da Silva e de Administração e Recursos Humanos - Daniele Cavalli, fizeram uso da Tribuna Popular para discorrer sobre os serviços prestados pelas pastas.

Na Ordem do Dia, foi aprovada em única votação a Moção de Aplausos nº 004/2022 (Mesa Diretora), que registra e concede Moção de Aplausos à Alacs - Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná. Em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Resolução nº 001/2002 (Mesa Diretora), que autoriza a abertura de Crédito Adicional Suplementar no exercício financeiro de 2022, do Legislativo Municipal, a importância de até R$ 130.000,00.

PALAVRA-LIVRE

João Henrique Sabag Duarte relembrou o dia 18 de outubro, Dia do Médico “profissão que tenho prazer e orgulho de exercer e me faz levantar todos os dias, me faz viver”. O vereador leu uma carta da Medicina em homenagem aos colegas médicos. Segundo ele, se a medicina tivesse que mandar uma carta para os médicos, ela seria mais ou menos assim. “Eu não tenho resposta para tudo. Se me perguntarem como você poderia me perdoar pelo tanto que exigi e continuo exigindo de você, eu não saberia responder. Mesmo assim eu gostaria de aproveitar para lhe pedir perdão. Perdão por tirar tantas horas da sua juventude, absorvendo você com intermináveis páginas dos meus livros. Perdão por lhe tomar tantas noites de descanso, extraindo o melhor de você em exaustivos plantões. Perdão pelos momentos de diversão que você abriu mão por me levar tão a sério. Perdão à sua família. Disputar comigo não é fácil. E a compressão dessas pessoas que estão ao seu lado pode ensinar muito sobre esse sentimento chamado amor. Humildemente, peço perdão por nem sempre ter as respostas para suas dúvidas e muitas vezes ter que assistir você enfrentar sozinho esse inimigo implacável: a dor. Como poderia agradecer a vida que você dedicou a mim? Eu não sei. Eu sou a Medicina e infelizmente não tenho resposta para tudo. Mas, se me perguntarem qual é o meu maior motivo de orgulho, eu tenho a resposta: é você, médico. Sinceramente Medicina”.

O Presidente Helio de Mello também cumprimentou os Médicos pelo Dia 18, registrando a gratidão desta Casa de Leis. Discorreu também sobre o dia 15 de outubro, Dia do Professor. “Aquele que dá esperança e busca dentro da sua formação conhecer as diversas fases e formas de contribuir, preparar e orientar aqueles que cuidarão da nossa comunidade e sociedade”. Helio leu um texto de Jô Soares: “O professor está sempre errado, o material escolar mais barato que existe na praça é o professor. É jovem, não tem experiência. É velho, está superado. Não tem automóvel, é um pobre coitado. Tem automóvel, chora de barriga cheia. Fala em voz alta, vive gritando. Fala em tom normal, ninguém escuta. Não falta ao colégio, é um Caxias. Precisa faltar, é um turist'. Conversa com os outros professores, está malhando os alunos. Não conversa, é um desligado. Dá muita matéria, não tem dó do aluno. Dá pouca matéria, não prepara os alunos. Brinca com a turma, é metido a engraçado. Não brinca com a turma, é um chato. Chama a atenção, é um grosso. Não chama a atenção, não sabe se impor. A prova é longa, não dá tempo. A prova é curta, tira as chances do aluno. Escreve muito, não explica. Explica muito, o caderno não tem nada. Fala corretamente, ninguém entende. Fala a língua do aluno, não tem vocabulário. Exige, é rude. Elogia, é debochado. O aluno é reprovado, é perseguição. O aluno é aprovado, deu mole”, finalizou Helio registrando a sua homenagem e gratidão a todos estes profissionais que trabalham e cuidam de gente.