Câmara aprova Campanha de Conscientização “Álcool também é Droga e Mata”
Com o objetivo de minimizar o consumo de álcool no município, foi aprovado por unanimidade de votos pelos Vereadores em duas votações, o Projeto de Lei nº 024/2015, que dispõe sobre a criação da Campanha Educativa de Conscientização denominada "Álcool também é Droga e Mata”, a qual segue agora para sanção do prefeito municipal.
De acordo com o autor do projeto, Valdenei Cabral da Silva com a Lei aprovada, a Campanha terá como objetivo fundamental a conscientização e informação do público de que as bebidas alcoólicas, comprovadamente, têm efeitos similares aos das drogas no organismo do corpo humano e que a ingestão do produto pode ocasionar graves doenças e consequentemente a morte.
A propositura foi muito elogiada pelos parlamentares da Casa. Hélio de Mello parabenizou Cabral afirmando que a frase “Álcool também é Droga e Mata”, deve ficar exposta nas repartições para que, principalmente, os jovens percebam o mal deste vício e os transtornos que causam as famílias. O vereador Rafael Lucas também salientou a abordagem correta da frase. “Muitos entendem que álcool pode ser consumido de qualquer modo, e isso é perigoso, pois ele pode levar a morte. O álcool não é inofensivo”. Emiliano Gomes relembrou a Lei de sua autoria, que legitima a realização de palestras nas escolas sobre os malefícios do álcool e do tabaco, sugerindo à administração, que unifique as Leis e realize um bom trabalho na sociedade. O Presidente Vilson Menon elogiou o projeto, que vem de encontro com a realidade do país.
Conforme Valdenei há uma grande variedade de bebidas alcoólicas espalhadas pelo mundo, fazendo do álcool a substância psicoativa mais popular do planeta. “O Brasil detém o primeiro lugar do mundo no consumo de destilados de cachaça. O álcool é a droga preferida dos brasileiros, somando 68,7% do total, seguido pelo tabaco, maconha, cola, estimulantes, ansiolíticos, cocaína, xaropes e estimulantes. O alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo. Além disso, causa 350 doenças físicas e psiquiátricas e torna dependentes da droga um de cada dez usuários de álcool”, afirma.
Ainda segundo o Vereador, o álcool é a droga que mais compromete o corpo, tanto quanto a cocaína e o craque. “O índice de câncer entre os bebedores é alarmante”. Por todos esses males, Cabral afirma que a Câmara não pode se calar e continuar permitindo que a população, que desconhece o assunto, continue morrendo por isso. “Esperamos a compreensão do executivo para que este projeto torne-se Lei e medidas urgentes sejam colocadas em prática, minimizando este mal, que tanto aflige a sociedade.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)





