Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / 1º Curso de Capacitação de Vereadores reuniu lideranças de toda a região

1º Curso de Capacitação de Vereadores reuniu lideranças de toda a região

por irt — publicado 17/06/2015 10h23, última modificação 05/10/2018 15h44
1º Curso de Capacitação de Vereadores reuniu lideranças de toda a região

Autoridades durante abertura do Curso

Aconteceu neste dia 16 de junho no plenário da Câmara Municipal de Irati, o 1º Curso de Capacitação de Vereadores da região. O evento foi realizado pelo Observatório Social de Irati e pela Controladoria Geral da União, com o apoio da Prefeitura e da Câmara. O curso “O vereador e a Fiscalização dos Recursos Públicos Municipais” objetivou fornecer subsídios para o efetivo exercício da função fiscalizadora por parte dos membros do poder legislativo, com vistas à melhor aplicação dos recursos públicos.

Durante a abertura do evento, o Presidente do Observatório Social de Irati, Vanderlei Luiz Zarpellon agradeceu a participação das lideranças de toda a região e a todos que de alguma forma envolveram-se na realização deste importante evento, que visa o exercício da cidadania democrática e apartidária, contribuindo para a melhoria da gestão pública.

O Chefe da Controladoria Regional da União no Paraná, Moacir Rodrigues de Oliveira afirmou a necessidade de se construir um país melhor, frisando a importância  do conhecimento técnico neste contexto para que não ocorram falhas na aplicação dos recursos. O vice-presidente do Observatório Social do Brasil e Presidente do Observatório Social - Seção Campos Gerais, Ney da Nóbrega Ribas destacou o momento histórico que o país vive hoje de falência na estrutura política nacional. “A sociedade é composta de pessoas de bem, porém, hoje, estamos vivendo uma crise de lideranças, onde se perderam os valores adquiridos pelos antepassados. Estamos diante de uma página negra da corrupção”, salientou Nóbrega parabenizando Irati que está difundindo “a semente da cidadania em solo fértil”.

O prefeito Odilon Burgath agradeceu a iniciativa do Observatório em realizar o curso em Irati. “Uma ferramenta indispensável para futuros vereadores. Precisamos ser otimistas, temos importantes lideranças na condução deste processo, nem tudo está perdido. Vamos aperfeiçoar e lutar pelo bom uso do dinheiro público”, ressaltou o prefeito citando uma frase de José Saramago “Os homens são anjos nascidos sem asas, é o que há de mais bonito, nascer sem asas e fazê-las crescer”.

O Presidente da Câmara Vilson Menon afirmou que, hoje, o Brasil vive uma crise moral e ética. “Calúnias estão sendo disseminadas nas redes sociais sem embasamento nenhum e as pessoas estão desacreditadas, imagens de pessoas do bem estão sendo denegridas. Precisamos transformar essa realidade, formando novas lideranças que conduzam com ética e força o sistema político, fazendo nosso país crescer sem corrupção”.

Na sequência, o Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, Eduardo de Biaggi iniciou as atividades do Curso “O Vereador e a Fiscalização dos Recursos Públicos Municipais”. Logo após as explanações, os participantes puderam fazer perguntas e debater sobre os temas transparência, exercício do controle social por parte da população, Lei de Responsabilidade Fiscal, controle patrimonial, entre outros assuntos.

Participaram da abertura do evento, além de representantes do Observatório e da CGU, o Juiz Substituto da Comarca de Irati, José Guilherme Xavier Milanezi, o Promotor de Justiça Raphael Fleury da Rocha, Presidente da Ordem dos Advogados da Subseção de Irati, Plínio Roberto Fillus, vereadores, suplentes e lideranças de toda a região, representantes de entidades, empresários, trabalhadores do setor público e privado, secretários municipais, conselheiros e demais convidados.

(Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Irati)