Você está aqui: Página Inicial / Sem corrupção / Matérias / “Corrupção é falta de respeito ao próximo”, afirma o Presidente da Câmara Mirim

“Corrupção é falta de respeito ao próximo”, afirma o Presidente da Câmara Mirim

por RAFAELLA publicado 09/10/2019 09h05, última modificação 09/10/2019 10h48
“Corrupção é falta de respeito ao próximo”, afirma o Presidente da Câmara Mirim

Alunos da Escola Padre Wenceslau

   Na manhã o dia 8 de outubro, o Presidente Nei Cabral acompanhado dos vereadores José Bodnar e Alberto Schereda, da Coordenadora da Secretaria de Educação, Dione Cristina e do representante do Observatório Social de Irati, José Gabriel Cavalin, estiveram novamente visitando as Escolas Municipais semeando o Projeto “Irati – A Gente Cresce Sem Corrupção”. O projeto que visa formar cidadãos capazes de lutar contra as raízes da corrupção desde cedo, vem crescendo cada dia mais nas escolas.

   Conforme Nei Cabral, não basta cobrar da classe política ética e honestidade se, nas ações diárias, os cidadãos cometem infrações que comprometem a coletividade. “O exercício da cidadania vai muito além do voto, exige educação, respeito e conscientização. Uma sociedade com acesso à educação é mais confiante e menos tolerante à corrupção”, destacou Cabral que segue firme junto com os vereadores disseminando o projeto em todos os segmentos do município. “Um por todos e todos por um”.

    Para Mateus Tiago da Escola Antonina Fillus Panka corrupção é fazer coisas erradas, “é colar na prova e ser desonesto com os colegas, é fazer o contrário de bem”, afirmou. O Presidente da Câmara Mirim, Alessandro Henrique Duda da Escola Olaria Filipaki elogiou o projeto do Legislativo. “Uma iniciativa que vem mostrar para todos nós a importância da responsabilidade de cada um nesta luta. Corrupção é falta de respeito ao próximo. Se cada um fizer a sua parte, teremos um país mais justo e mais sério. Quanto mais pessoas boas e honestas, mais possibilidades teremos de construir uma sociedade livre da corrupção”, declarou.

   Sofia Fernanda Salateski da Escola Padre Wenceslau deu exemplos de como ajudar no combate a desonestidade. “Não podemos pegar o que não é nosso por direito, não é correto lograr os outros, temos que nos ajudar e respeitar”, enfatizou.

   Em cada escola visitada, os vereadores e o membro do OBS solicitaram apoio de todos para que o projeto cresça. Pediram para que as crianças levem a mensagem para a casa e conversem sobre o tema com os pais, mostrando que o Brasil tem jeito e que a “mudança começa na gente”. Conforme o Presidente da Câmara, qualquer cidadão pode participar junto da campanha, incentivando práticas e atitudes positivas, que contribuam para o fortalecimento da honestidade do povo. O vereador José Bodnar destacou: “a partir das nossas próprias condutas diárias precisamos dar o exemplo às novas gerações, mostrando que ser ético vale a pena”.

   A campanha abrange as 29 Escolas da Rede Municipal de Ensino e conta com a parceria e apoio das Secretarias Municipais de Educação e Segurança, do Ministério Público, Observatório Social de Irati, Fórum Eleitoral, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e demais entidades. Em breve, o Legislativo irá divulgar a programação das palestras através do site www.irati.pr.leg.br

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)