Câmara concede Moção de Aplausos à Banda Ebenézer
Na noite de sexta-feira (28), a Câmara Municipal realizou a solenidade de entrega da Moção de Aplausos à Banda Ebenézer, proposta pelo ex-vereador Alberto Schereda, no ano de 2017. A Moção é uma forma de prestar homenagem ao grupo que completa, em 2024, 70 anos de existência.
No decorrer dos anos, a Banda homenageada ficou conhecida em todo o Paraná como uma das melhores bandas do Estado, tocando em diversos eventos, não somente de cunho evangélico, mas também cívicos, casamentos e outros.

O Presidente da Câmara Municipal, Dr. João Henrique Duarte, iniciou os trabalhos explicando que a Moção de Aplausos à Banda Ebenézer, é uma forma de reconhecer a trajetória da banda, “por trazer orgulho e por bem representar o nosso município, com talento, sensibilidade e dedicação, tornando-se exemplo a ser seguido e merecedora da presente homenagem pública”, afirmou.
Durante a solenidade, o ex-vereador Alberto Schereda destacou que a Moção foi aprovada por unanimidade de votos e que a banda possui uma linda história. Segundo ele, são 70 anos que a banda trabalha para a obra de Deus.
Conforme Schereda, “os grupos musicais são grandes motivadores e incentivadores da arte e da cultura, sendo dessa forma um importante projeto cultural, fator modificador da nossa sociedade”, destacou.

Os ex-músicos da Assembleia de Deus, Joel Anderson, Josimar Siemiatkouski e Abílio Alves de Araújo, gravaram seus depoimentos sobre a banda, pois não puderam estar presentes na ocasião. Durante a homenagem, as gravações foram exibidas para que os presentes pudessem assistir e compartilhar das lembranças e experiências desses músicos.
Na ocasião, o Coronel Péricles de Matos também parabenizou a banda pela Moção de Aplausos. De acordo com o Coronel “a presença de uma banda na igreja oferece uma função social importante, fornecendo instrumentos e oportunidades de musicalização para aqueles que não têm condições de acesso”, ressaltou.
O Prefeito Municipal, Jorge Derbli, também esteve presente e afirmou que todos temos músicas que nos trazem lembranças especiais, e que, ao ouvir música ao vivo, vendo a banda tocar, é uma experiência única e emocionante. Derbli ainda salientou que, na comemoração aos 117 anos de Irati, no dia 15 de julho, haverá um ato cívico onde a banda Ebenézer tocará. “A banda, uma referência em Irati, merece essa Moção de Aplauso pela contribuição cultural e social. Parabéns à banda Ebenézer e à comunidade da Assembleia de Deus”, finalizou o Prefeito.

A Vice-prefeita, Ieda Waydzik, ressaltou a importância do trabalho da Banda Ebenézer e da comunidade evangélica, incentivando à música para as crianças, desde cedo. “A música é um dom que permanece conosco pela vida toda, trazendo calma e energia positiva. Parabéns a banda pela homenagem”.
Ao final da cerimônia, o primeiro maestro, Israel Ivaszki agradeceu pela homenagem e contou que, desde a criação da banda, muitos músicos e maestros participaram e que o projeto nunca foi interrompido. “Me sinto privilegiado por dar continuidade a uma obra tão importante para a igreja evangélica de Irati e para a comunidade em geral. Peço a Deus que continue nos dando graça e sabedoria para que este projeto se perpetue por muito tempo”, finalizou.

O Pastor Paulino Bragé, da Igreja Assembleia de Deus, foi convidado para dar uma benção aos presentes e a Banda Ebenézer encerrou o evento com uma apresentação.
Ao todo estiveram presentes na sessão 24 músicos da banda, são eles: Adriana Ivaszki Faria, Adriano Menon, Ana Clara Zagonel, Ana Lara, Camila Farago Zwar, Elaine Fernandes De Souza, Elcio Domingos Da Silva, Gesiel Niedestrasser, Giovanna Pazzinato, Ismael Gomes De Oliveira, Israel Gomes De Oliveira, Janaina Cecom, Janete Pazzinato, João Ivaszki, Luciane Ferreira, Mariana Martins, Maylla Ivaszki, Michele, Milena Filus, Nelson Jr., Rebecca Ivaszki, Thauan Brage, Thauana Brage, e Vilmar De Souza.
A entrega da Moção foi transmitida ao vivo, e pode ser acompanhada na íntegra através do ícone “Sessões Gravadas”.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)





