Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores participam de Seminário Regional de Aprendizagem Profissional

Vereadores participam de Seminário Regional de Aprendizagem Profissional

por Rafaella Maier publicado 11/05/2017 14h21, última modificação 11/05/2017 14h21
Vereadores participam de Seminário Regional de Aprendizagem Profissional

Mesa composta durante abertura do Seminário Regional

    O escritório regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (SEDS) de Irati, em parceria com a Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (SEJU), promoveu, nesta quinta-feira (11), um Seminário Regional de Aprendizagem. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Irati e contou com a presença do Presidente Helio de Mello e dos vereadores Roni Surek, Edson Luís Elias e José Bodnar, além de gestores da rede socioassistencial da região, do chefe de gabinete da Prefeitura, Paulo Secco, da chefe do Núcleo Regional de Educação, Marisa Lucas, do Promotor de Justiça, Dr. Eduardo Ratto Vieira, de representantes de empresas que já desenvolvem programas de aprendizagem e jovens que participam dos programas, especialmente a Jovem Aprendiz Suelen Santos.

   Os seminários de aprendizagem estão sendo realizados nas 22 cidades-sede dos escritórios regionais da Secretaria da Família. Após estes eventos, será organizado o Seminário Estadual, em Curitiba, que reunirá participantes de todo o estado.  

   Conforme prevê a Lei de Aprendizagem (10.097/2000), empresas podem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. Durante o período de contrato, o jovem deve participar de capacitações, combinando formação teórica e prática. Caso o aprendiz não tenha concluído o ensino médio, é necessário que ele continue frequentando a escola.

   Segundo o chefe da Regional do Trabalho Irati, Rogério Almeida, esta ação enfatiza a importância do processo de aprendizagem para inclusão do jovem no mercado de trabalho. “Fortalecer a implantação desses programas é dar oportunidade de inserção e permanência dos nossos jovens na rede de qualificação e ensino formal, além de ser um instrumento de enfrentamento às violências”, afirma.

   Para Celso Specht, representante da Secretaria da Justiça, o Seminário baseia-se na reflexão sobre temas importantes, fortalecendo as parcerias amparadas pela Lei, fazendo com que mais empresas acolham os nossos jovens priorizando, dessa forma, a importância da qualificação e educação profissional para esse público”.

   O Presidente da Câmara, Helio de Mello, afirma que o Seminário proporciona aos participantes trocas de experiências e mais conhecimento sobre o assunto, reforçando a importância do envolvimento de todos, principalmente das empresas, no processo de inserção e permanência do adolescente na rede de ensino formal.

   Surek, Bodnar e Elias também destacaram a importância do evento. “Esses encontros são de suma importância, pois abrangem a comunidade local e regional, focando na qualificação de mão-de-obra para posterior colocação no mercado de trabalho, fortalecendo a inclusão social e o enfrentamento às violências”, destacaram os legisladores agradecendo aos organizadores do evento pela preocupação com os jovens, “o nosso futuro”.    

    O evento contou com coffee break, palestras e relatos de experiências de aprendizes. A programação tratou a respeito de legislação, ações e oportunidades de inserção de jovens no mundo do trabalho por meio da Lei de Aprendizagem e apresentou os programas em vigor para as empresas e a sociedade.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

 

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.

NAVEGUE AQUI