Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores participam de “Tarde de Campo” na comunidade de Barra Mansa

Vereadores participam de “Tarde de Campo” na comunidade de Barra Mansa

por irt — publicado 02/02/2017 15h15, última modificação 05/10/2018 15h47
Vereadores participam de “Tarde de Campo” na comunidade de Barra Mansa

Vereadores Nivaldo Bartoski e Edson Luiz Elias, Gerente Regional da Emater Amilcar Marques e Secretário Municipal de Agricultura Raimundo Gnatkoski

Os vereadores Edson Luiz Elias e Nivaldo Bartoski participaram, no dia 1º de fevereiro de uma produtiva “Tarde de Campo” referente as culturas de soja e feijão, promovida pelo Instituto Emater, Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar de Irati, Embrapa, Iapar e Syngenta. O evento foi realizado na estrada de Gonçalves Junior, na Escolinha da Barra Mansa e contou com a participação de muitos produtores rurais iratienses.

Durante a abertura do evento, o agricultor e também vereador Nivaldo Bartoski aproveitou a oportunidade para explanar sobre as dificuldades que o interior vem vivendo em relação as estradas rurais do município. “São diversos atoleiros, estradas intransitáveis e famílias sofrendo com falta de acesso. Nós junto do executivo já estamos trabalhando para tentar, na medida do possível, amenizar este problema. Vamos viabilizar através dos deputados emendas parlamentares para que possamos melhorar as estradas. Estamos buscando também readequações urgentes no Pátio de Máquinas, financiamento do calcário e demais melhorias para que os nossos agricultores voltem a viver com qualidade. Fomos eleitos pelo povo, e é por ele que vamos trabalhar fiscalizando, cobrando e fazendo acontecer”.

O vereador, Edson Luis Elias destacou a sua satisfação de participar junto com os produtores rurais de um evento tão importante para a economia, sustentabilidade e qualidade de vida do nosso município. “Se a agricultura vai bem, a cidade vai bem. Por isso, quero participar e acompanhar cada passo do nosso interior, valorizando e reconhecendo o trabalho dos nossos produtores, que com seu suor oferecem o nosso alimento diário”.

Em um primeiro momento, os vereadores juntamente com o Secretário Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkoski e agricultores participaram de uma breve palestra sobre “Inoculação em Leguminosas”, um processo por meio do qual o nitrogênio presente no ar é convertido em formas que podem ser utilizadas pelas plantas. O momento foi de grande aprendizado sobre como realizar a inoculação, que segue algumas etapas.

Os vereadores participaram ainda da demonstração de duas cultivares de feijão do Iapar e Embrapa, ficando por dentro da tecnologia de manejo de pragas, doenças e ervas daninhas utilizadas na unidade de feijão. Ao final acompanharam os resultados do experimento de inoculantes para soja e sua correta aplicação.

Ao final da tarde, Nivaldo e Elias ainda puderam conversar com os produtores, ouvir as suas reivindicações e orientá-los em relação a importância de estarem próximos do Legislativo.