Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores Mirins visitam ALEP e Palácio Iguaçu

Vereadores Mirins visitam ALEP e Palácio Iguaçu

por irt — publicado 29/10/2015 14h25, última modificação 05/10/2018 15h45
Mirins Iratienses abrem Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Paraná ao lado do Presidente da Casa, Deputado Ademar Traiano
Vereadores Mirins visitam ALEP e Palácio Iguaçu

No gabinete da Presidência da ALEP, em uma roda de conversas, os Mirins puderam fazer perguntas abertamente aos Deputados,aprimorando os conhecimentos sobre o Poder Legislativo

No dia 27, os vereadores mirins, suplentes e professoras, acompanhados do Presidente Vilson Menon e da Diretora Geral da Câmara, Ana Paula Kengerski, estiveram em Curitiba, realizando visita na Assembleia Legislativa do Paraná e no Palácio Iguaçu. Os mirins foram recepcionados pessoalmente pelo Presidente da ALEP, Ademar Traiano e pelo Governador do Estado, Beto Richa.

A atividade faz parte do projeto Câmara Mirim, que objetiva levar ao conhecimento dos estudantes a rotina dos poderes públicos (legislativo e executivo), contribuindo para a formação da cidadania e para o desenvolvimento do espírito crítico de cada um. Durante a visita, foi ressaltada a importância da inclusão de jovens na política e a aproximação cada vez maior desse público com o cotidiano dos poderes.

Antes da visita ao Palácio Iguaçu, os Mirins estiveram na Assembleia Legislativa do Paraná, onde foram recepcionados pessoalmente pelo presidente da Casa, Deputado Ademar Traiano e pelo 1º Secretário, Deputado Plauto Miró, os quais realizaram no gabinete da Presidência, uma roda de conversas, onde os pequenos puderam fazer perguntas abertamente com uma comunicação dinâmica e produtiva, estimulando a formação de cidadãos responsáveis e éticos. Além da visita ao gabinete, o Presidente Luis Guilherme de Paula acompanhado do 1º Secretário, Carlos Gabriel Miranda, abriram a Sessão Ordinária da Assembleia ao lado dos Deputados.

Segundo o presidente da Câmara Mirim de Irati, Luis Guilherme de Paula da Escola Municipal Padre Wenceslau a experiência no legislativo do seu município tem ampliado bastante o seu interesse pela política. “Hoje sabemos mais sobre a função de um vereador e a sua importância para o município. Também aprendemos melhor o papel do governador e do prefeito. Espero poder continuar na política quando for maior e ajudar a melhorar a minha cidade”.

No Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado, os mirins conheceram as inúmeras exposições culturais, a Capela inaugurada em 29 de março de 1955, o jardim que dispõe do Mapa do Paraná, além de serem recepcionados pessoalmente pelo Governador do Estado, Beto Richa. Neste momento, foi perceptível a euforia de cada um, os quais fizeram muitas perguntas sobre este importante cargo que conduz o Paraná.

A Vice-Presidente Renata Gabriela dos Santos da Escola Municipal Olaria Filipaki deseja seguir carreira na política. “Acredito que a política pode realmente mudar a vida das pessoas. Estamos aprendendo hoje na prática, para quem sabe no futuro nos tornarmos vereadores, prefeitos ou até mesmo governadores.”

De acordo com o Presidente da Câmara, Vilson Menon, está é uma oportunidade única para ampliar o conhecimento dos estudantes em relação à política. “Os Mirins atuam como se fossem de fato vereadores, representando suas escolas, apresentando projetos e requerimentos nas sessões. O projeto Câmara Mirim é fundamental, pois permite que os estudantes conheçam o processo político e democrático, o funcionamento dos poderes e mostra que é possível, por meio da política, melhorar a realidade do seu município, estado e país”.

A próxima Sessão Ordinária da Câmara Mirim de Irati, que encerra os trabalhos da gestão 2015, será realizada no dia 18 de novembro, às 9 horas no plenário da Câmara.