Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores declaram apoio à Comissão de Greve do IFPR

Vereadores declaram apoio à Comissão de Greve do IFPR

por irt — publicado 02/09/2015 15h49, última modificação 05/10/2018 15h44
Entre as reivindicações em pauta no campus de Irati, estão a revisão do Plano Político Pedagógico da instituição, a reposição salarial dos servidores e docentes e a elaboração de um Plano de Desenvolvimento
Vereadores declaram apoio à Comissão de Greve do IFPR

Vereadores e representantes do Instituto Federal do Paraná

Na Sessão Ordinária do dia 31 de agosto, foram lidos no Expediente quatro novos projetos de leis do Executivo e dez requerimentos do Legislativo. Na Tribuna, unidos em prol da educação, os vereadores, após explanação do representante da greve do Instituto Federal do Paraná, declararam apoio aos servidores e corpo docente desta renomada instituição, tão importante para o crescimento econômico e educacional de Irati e região.

Durante a Ordem do Dia, os vereadores comentaram, discutiram e aprovaram em segunda votação os projetos de leis nº 079/2015, que autoriza crédito adicional especial na importância de até R$ 5.250,00; nº 080/2015, autoriza crédito adicional especial na importância de até R$ 63.000,00 e o nº 081/2015, que institui o incentivo variável PMAQ aos servidores das unidades de saúde da rede municipal de atenção básica à saúde participantes do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ. Do Legislativo aprovou-se também o projeto de lei nº 022/2015, de autoria dos vereadores Antonio Celso de Souza e Emiliano Gomes, que institui a Semana Municipal de Conscientização e Prevenção contra Desastres Naturais e Ocupação Urbana, no município de Irati. O Vereador Antonio Celso de Souza reforçou a importância da lei, para ampliação das ações e da estrutura de combate, prevenção e conscientização da população, que deve ser permanente.

Em primeira votação, foi aprovado o projeto de lei nº 082/2015, que autoriza o Executivo a adquirir imóvel por desapropriação com a área de 8.100 m², pertencente a União Agrícola e Recreativa Gonçalves Júnior para construção de uma unidade escolar. O Vereador Hélio de Mello, declarou seu voto favorável afirmando, que em nenhum momento foi contra a propositura, apesar de não saber se este espaço é o mais adequado para construção da escola, “mas foi o que a Prefeitura disponibilizou, visto que no entendimento da administração há necessidade de separar as escolas municipal e estadual”. Do Legislativo também foi aprovado o nº 023/2015, de autoria do Vereador Rafael Felipe Lucas, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Proteção Animal do Município de Irati. Conforme Lucas, este é um campo de políticas públicas deserto. “Nós temos cada vez mais animais abandonados nas ruas, pessoas se esforçando para ajudar, se endividando, alguns perdendo a boa relação com a família, há uma série de problemas, portanto, esta Lei vem basicamente organizar a relação com o poder público, de modo que o Conselho torne-se responsável pela verificação das leis, se estão sendo aplicadas, na captação de recursos, entre outras importantes funções”.

TRIBUNA POPULAR

Com o intuito de esclarecer sobre a greve que segue há mais de 30 dias no Instituto Federal do Paraná, João Luis Dreminski, representante da Comissão de Greve, fez explanações sobre as reivindicações em pauta no campus de Irati. Estão entre as solicitações a revisão do Plano Político Pedagógico da instituição, a reposição salarial dos servidores e docentes e a elaboração de um Plano de Expansão, atendendo aos requisitos básicos de acessibilidade e de acesso ao transporte público. “Precisamos aumentar o número de matrículas e de cursos e ampliar a infraestrutura, disponibilizando aos alunos refeitório, ginásio e áreas de campo. Em 2017, o campus de Irati estará com sua capacidade total ocupada”, lamentou João Paulo. Os parlamentares agradeceram pelas informações repassadas, declarando apoio incondicional a equipe do Instituto, que vem através dessa luta, demonstrando o interesse pela qualidade do ensino público e crescimento social e educacional de Irati. Os vereadores também se comprometeram a encaminhar ofícios e dialogar com seus representantes nas esferas estadual e federal.

Acompanhe a Sessão Ordinária completa, com os discursos dos parlamentares na íntegra no site www.irati.pr.leg.br através do ícone “Sessões Gravadas”.