Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Parlamentares aprovam PL que autoriza parceria com o CTG Estância Jacumasso para realização do 28º Rodeio

por irt — publicado 06/07/2016 11h20, última modificação 05/10/2018 15h46

Os vereadores cobraram do Executivo melhorias para o interior do município

Na Sessão Ordinária do dia 04 de julho, dez Projetos de Lei do Executivo e Legislativo foram apreciados e votados, além das Emendas Modificativas apresentadas a LDO e o Veto Parcial a Lei nº 4137.

De acordo com o parágrafo 4º do Art. 58 da Lei Orgânica, a apreciação de Veto ocorreu em discussão única, sendo que o mesmo foi aprovado por unanimidade de votos. O Veto parcial a Lei nº 4137 foi originado pelo Projeto de Lei nº 064/2016, que autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar contratação de servidores temporários para a Secretaria de Assistência Social para execução de programas e projetos municipais.

Em segunda votação foram aprovados por unanimidade os PLs nº 057/2016, que faz adequações no Plano Plurianual, aprovado pela Lei nº 3751/2013; nº 011/2016, denomina a Rua “03”, do Loteamento Santa Fé, de Rua Ilírio Paulo Menon e o PL nº 012/2016, que institui no município de Irati a Campanha de Orientação e Esclarecimento sobre a Imposição de Penalidade de Advertência por Escrito nos casos de infração de natureza leve ou média em conformidade com o art. 267, do Código de Transito Brasileiro.

Em primeira votação, além do Projeto de Lei nº 056/2016, que dispõe sobre as Diretrizes para Elaboração do Orçamento do Município de Irati para o exercício financeiro de 2017, foram aprovadas em anexo ao PL, duas Emendas Modificativas. A Emenda Modificativa nº 002/2016, reduz R$ 150 mil da Secretaria Municipal de Comunicação e adiciona o valor à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos para pavimentação de vias, garantindo a acessibilidade urbana. Já a Emenda Modificativa nº 003/2016 reduz R$ 150 mil da Secretaria Municipal de Comunicação e adiciona à Secretaria Municipal de Viação e Serviços Rurais, para restauração de estradas vicinais, pontes, bueiros e demais melhorias.

Também foram aprovados em primeira votação por unanimidade os PLs nº 081/2016, que autoriza o Executivo a abrir Crédito Adicional Suplementar na importância de até R$ 200.000,00; nº 082/2016, autoriza o Executivo a abrir Crédito Adicional Especial na importância de até R$ 78.000,00; nº 085/2016, autoriza o Executivo a abrir Crédito Adicional Especial na importância de até R$ 140.000,00 e o nº 013/2016, que denomina o Centro de Processamento de Alimentos, de CPA Francisco Burak. O PL nº 083/2016, que autoriza o Executivo a abrir Crédito Adicional Especial na importância de até R$ 490.000,00 foi aprovado por nove votos contra o do vereador Emiliano Gomes.

Já o Projeto de Lei nº 084/2016, que autoriza o Executivo a efetuar parceria com o CTG Estância Jacumasso para a realização do 28º Rodeio Crioulo Cultural de Integração em comemoração aos 109 anos da cidade de Irati, foi aprovado por unanimidade de votos, em votação única, a pedido do vereador Alceu Hreciuk, que justificou a morosidade de chegada do referido projeto à Casa.

PALAVRA-LIVRE

O vereador Hélio de Mello cobrou do executivo mais ação para o interior de Irati. “Como citou Antonio Celso de Souza, esperamos que a propaganda do próximo gestor seja voltada à adequação das estradas rurais e das vias de acesso aos bairros, lembrando que propaganda é bom, mas saliva não tapa-buraco”. Mello sugeriu aos próximos gestores planejamento com propostas de campanha concretas. “Precisamos valorizar as pessoas que residem no interior, que merecem mais respeito e melhores condições de acesso. Necessitamos de ações voltadas para a produção agrícola e a juventude. É preciso apoio e incentivo para que os moradores do interior permaneçam no campo”, destacou o vereador reafirmando o grande desafio dos próximos candidatos.

Acompanhe a Sessão Ordinária completa, com as discussões dos parlamentares na íntegra no site www.irati.pr.leg.br através do ícone “Sessões Gravadas”.