Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Sessão Ordinária - Dez projetos do executivo e legislativo foram apreciados e aprovados

por Rafaella Maier publicado 10/08/2017 14h16, última modificação 10/08/2017 14h16

Cinco novos projetos foram lidos no Expediente da Sessão

Na 2ª Sessão Ordinária do 2º Período, realizada no dia 8 de agosto, durante o expediente, cinco novos projetos de lei e três indicações do legislativo foram lidas. Na Ordem do Dia, dez projetos foram apreciados e aprovados.

Os vereadores apresentaram indicações para realização de serviços de manutenção, com roçada e remoção da “mata invasora” no Bosque São Francisco, melhorando o aspecto e, especialmente, a segurança dos frequentadores deste espaço público, sendo também a medida sugerida um adiantamento ao Plano Diretor de Arborização Urbana; estudos para mudança e funcionamento da Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki, localizada no Distrito de Guamirim, em um outro espaço físico, considerando que a mesma atualmente se localiza no mesmo terreno do Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora de Fátima e manutenção das estradas da localidade de Pinheiro Machado.

Na Ordem do Dia, em segunda votação foi aprovado o projeto de lei do legislativo nº 020/2017, que concede Título de Cidadã Honorária do Município de Irati à Senhora Leandre Dal Ponte.

Já em primeira votação, foram aprovados os projetos nº 087/2017, que autoriza o Executivo a receber em reversão o imóvel localizado no Distrito Industrial da Vila São João, da empresa “Associação Centro Sul de Revendedores Agroquímicos – ACESA”; nº 088/2017, o qual firma contrato de concessão de direito real de uso com a empresa “Luciana Manhado – MEI” de 01 sala no Barracão da Incubadora do Condomínio Industrial da BR 277, denominada sala 07, com área de 86 m², para implantação de uma fábrica de móveis e artesanatos; nº 089/2017, firma contrato de concessão de direito real de uso com a empresa “Luiz Felipe Pires Vieira” de duas salas no Barracão da Incubadora do Condomínio Industrial da BR 277, denominadas salas 08 e 09, com áreas de 42,70m² e 42,70m² respectivamente, para instalar-se no ramo de vidraçaria; nº 090/2017, reformula o art. 4º do capítulo I da Lei Municipal nº 2563/2007, ajustando as necessidades de economicidade, equilíbrio e controle prezadas por esta gestão; nº 091/2017, firma contrato de concessão de direito real de uso com a empresa “Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários dos Campos Gerais” de terreno localizado no Condomínio Industrial da Vila São João, para recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos e afins, por motivo de transferência de titularidade, a fim de regularização documental; nº 092/2017, celebra convênio de cooperação técnica com a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e cessão de uso de bem imóvel para instalação da Agência de Coleta do IBGE; nº 093/2017, efetua acordo judicial e condições de pagamento na Ação de Cobrança nº 5730 – 21.2016.8.0095, tendo como autora a Construtora Tangará, a fim de evitar maiores dispêndios aos cofres públicos e o nº 094/2017, que autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial na importância de até R$ 36.000,00 a fim de desenvolver o Programa Patrulha Mecanizada, por meio de convênio com o Governo do Estado do Paraná, por intermédio da SEAB/CODAPAR.  Também foi aprovado em primeira votação, o projeto do legislativo nº 021/2017 do vereador Valdenei Cabral da Silva, o qual denomina a “Rua Principal”, do Loteamento Bogucheski, localizada no Distrito de Guamirim, de RUA CASEMIRO ZORECK.

Roni Surek parabenizou o vereador Marcelo Rodrigues pela liderança, organização e recepção do Torneio de Truco realizado no último final de semana na Capela Cristo Rei. “O resultado financeiro superou as expectativas, o qual servirá para a pintura e o novo altar da Capela, que em breve, contará com a presença do nosso Bispo Dom Sergio. Parabéns”. Surek também parabenizou e agradeceu a todos os envolvidos na realização da Sessão Solene, de outorga de Título de Cidadão Honorário ao Frei Antoninho. “Me senti como um menino, nove freis presentes”. Roni relembrou também a passagem de dois amigos recentemente. “Seu Miguel Paz e Seu Gaspar Valenga. Irati perdeu dois filhos humildes, amados e ilustres”. Antes de concluir, o vice-presidente da Casa fez uma sugestão ao Observatório Social de Irati. “Na próxima edição do informativo, gostaria que constasse que este vereador está dando expediente na casa, desde o dia 2 de janeiro. Quero ganhar o respeito daqueles que fazem parte da atual administração e do grupo político pelo qual me elegi”.

Marcelo Rodrigues agradeceu ao Roni pelas palavras e aos vereadores pela presença no Torneio. “Toda a comunidade está de parabéns pela união, organização e trabalho”. Rodrigues citou também a preocupação em relação a Rua Trajano Grácia. “Esta via possui muitos revendedoras de carros e um tráfico intenso de veículos. O transporte coletivo está encontrando dificuldades para fazer as paradas nos pontos de ônibus. Sugiro uma conversa junto da administração e empresários, para que alguma solução seja encontrada e haja maior conscientização por parte dos empresários não devem deixar os veículos expostos o dia todo na via. Estou sendo cobrado pela comunidade. Na Rua Daniel Moreira, também se faz necessária a implantação de uma travessia elevada, próximo à entrada do Seu Antônio Serafim, onde os veículos estão transitando em alta velocidade.

Acompanhe a Sessão Ordinária completa, com os discursos dos parlamentares na íntegra no site www.irati.pr.leg.br através do ícone “Sessões Gravadas”.