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Requerimentos que instituem Comissões Especiais para averiguar situações no município são aprovados

por rafamaier — publicado 29/11/2017 10h55, última modificação 05/10/2018 15h52
Requerimentos que instituem Comissões Especiais para averiguar situações no município são aprovados

Vereadores, secretário de agricultura, rainha e princesas da Festa do Pêssego

   Com a presença do secretário municipal de agricultura, Raimundo Gnatkoski, acompanhado da Rainha e das Princesas da Festa do Pêssego, a Sessão Ordinária do dia 28 transcorreu com a leitura no Expediente de sete novos projetos de lei, duas moções de aplausos, três indicações e dois requerimentos do Legislativo. Na Ordem do Dia, dois projetos foram discutidos e aprovados em segunda votação. Quatro vereadores fizeram uso da palavra-livre, tendo como foco principal um desabafo em nome dos funcionários da secretaria municipal de saúde. A Tribuna Popular foi utilizada pelo Secretário Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, Sidnei Jonaldo Jorge, que discorreu sobre os trabalhos e eventos da pasta.

   No expediente, os vereadores apresentaram indicações ao executivo sugerindo esforços para implantação no município de um curso preparatório gratuito para o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio e para Vestibulares das Universidades Públicas; também pediu o encaminhamento por parte do executivo de uma proposição visando instituir o Programa “Meu primeiro emprego” no município para contratação de iniciantes no mercado de trabalho, conforme Minuta de Projeto de Lei encaminhada anexo a Indicação; e também solicitou estudos sobre a viabilidade de, mediante uma parceria com o SEBRAE, ser implantado o Programa Jovem Empreendedor no município.

   Também foi apresentado requerimento solicitando que seja instituída uma Comissão Especial a fim de apurar as seguintes situações relacionadas à área da saúde do município: falta de medicamentos na Farmácia Municipal da Secretaria de Saúde; situação das obras (construção e reformas) realizadas nas Unidades Básicas de Saúde e situação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila São João. O objetivo da constituição da Comissão é realizar levantamentos e analisar as situações apontadas, a fim de que soluções eficazes possam ser apresentadas e executadas pela Administração, resolvendo a questão da saúde do município, que vem afligindo e preocupando toda a população.

   Outro requerimento foi para que seja instituída uma Comissão Especial a fim de realizar levantamento dos serviços prestados e dos valores pagos, referentes ao contrato firmado entre o Executivo e a empresa terceirizada Alta Vista Construções e Terraplanagem Ltda. A criação da comissão é necessária pelo fato de que parte considerável do orçamento municipal na Administração anterior foi destinado ao pagamento de contratos firmados com a mencionada empresa, havendo muitos questionamentos sobre os valores e se os serviços pagos foram efetivamente prestados. Ambos os pedidos foram apresentados pelo vereador Valdenei Cabral da Silva e aprovados por unanimidade de votos.

ORDEM DO DIA

   Na Ordem do Dia, em segunda votação foram aprovados por unanimidade de votos os PLs nº 144/2017, que abre de crédito adicional suplementar, visando a utilização dos recursos oriundos da Merenda Escolar do Fundo Nacional de Educação – FNDE no valor de até R$ 81 mil e, recursos próprios do Município no valor de até R$ 84 mil para as despesas com aquisição de Merenda Escolar para as Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil e o nº 146/2017, que também abre crédito adicional especial no valor de até R$ 500 mil para utilização em parte do pagamento da Folha de Pagamento dos meses de novembro, dezembro e a segunda parcela de décimo terceiro salário.

PALAVRA-LIVRE

   Marcelo Rodrigues contou sobre a visita feita na comunidade de Boa Vista do Pirapó na manhã do dia 27 para verificar os trabalhos das duas motoniveladoras, que foram adquiridas com recursos antecipados desta casa, as quais estão fazendo um trabalho que há muito tempo não era feito. “Isso é a valorização do homem do campo. Esta casa fez a sua parte na economia. A Prefeitura administra 97% e 3% fica a cargo do Legislativo. Parabenizo o presidente Helio que está no seu 5º mandato e vem desempenhando um bom trabalho”. Rodrigues também citou a Secretaria de Saúde. “Recebi reclamações que no dia 24 de novembro uma servidora estava tomando chá com as amigas e não estava cumprindo com seu horário na secretaria. Aí fica a pergunta, esta pessoa está fazendo jus ao cargo que o prefeito assinou o decreto nomeando-a? Isto é um tapa na cara da população, é brincar com o dinheiro público, tem que ser tomado providências. A denúncia foi feita pela própria população. Farei a convocação do secretário para que o mesmo venha prestar esclarecimentos na Tribuna”, afirmou.

   Edson Luís Elias justificou a sua ausência na sessão do dia 21. “Estava acompanhando o prefeito em uma viagem a Brasília representando a Casa em um grandioso encontro de prefeitos e vereadores do Brasil em busca de auxílio financeiro. O evento reuniu mais de 2500 pessoas gritando por socorro financeiro. Em vários estados os pagamentos de funcionários estão atrasados e a situação está calamitante acerca da merenda escolar, dos CMEIs, estradas, rodovias, ambulâncias, enfim, tinha prefeito chorando. Soubemos que o Paraná é um dos poucos Estados, que devido a boa gestão do governador a crise não chegou com tanta violência”, contou. Elias também fez um breve relato das visitas nos gabinetes. “No primeiro dia, participamos de uma reunião com o Ministro Ricardo Barros, onde o tema foi ‘UPA’. Constatamos que o problema não está só em Irati, ou seja, mais de 1300 UPAs espalhadas no Brasil, infelizmente, não possuem recursos para o funcionamento. No segundo dia participamos da marcha dos prefeitos, onde a noite fomos recebidos pelo Presidente Michel Temer, que anunciou o resultado do encontro, contando que irá liberar R$ 2 bilhões ainda em dezembro para os municípios. Irati está ansiosa, a qual deverá receber em torno de R$ 400 a 600 mil”, informou. O vereador relatou também que estiveram nos gabinetes dos deputados Sandro Alex, que confirmou emendas de R$ 120 mil, R$ 289 mil e R$ 170 mil para a saúde iratiense; do Evandro Rogério Roman, que se comprometeu a auxiliar no ligamento de asfalto, cerca de 9 km, entre a BR  277 até o Pinho de Baixo; do Aliel Machado, que também confirmou uma emenda de R$ 190 mil para saúde e estivemos também no gabinete da deputada Leandre Dal Ponte para uma visita de cortesia. Foi uma viagem muito proveitosa, fomos muito bem recebidos por todos os deputados. Viagem a Brasília não é gasto é investimento. Na fonte consegue-se muito mais”, frisou Elias.

   José Bodnar destacou a reunião realizada no dia 25 na Câmara, onde foi realizada a eleição da Associação Universitária Iratiense - AUI, que foi criada para viabilizar recursos para o transporte de alunos que estudam fora. “A nova diretoria ficou assim composta: Presidente – Luís Fernando Marcelino dos Santos; Vice-presidente – Ana Karolina Domingues Pereira; Secretária – Nathali Kavilhuka; Tesoureira – Maria Renata Menon”, contou. Outro assunto abordado por Bodnar foi a nota de esclarecimento encaminhada por funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, a qual esclarece à população a situação atual da secretaria do ponto de vista dos servidores. Bodnar leu parte da nota: “Faltam medicamentos, insumos, consultas e exames. Sobram perseguições. Queremos esclarecer que somos funcionários públicos sim, mas, acima de tudo somos seres humanos, que cuidam de outros seres humanos, e para desempenhar nosso trabalho com presteza precisamos ser tratados com humanidade, pois temos família, problemas, angustias, incertezas e necessidades. Afinal, somos gente! Queremos ressaltar que a administração, leia-se ‘prefeito’, sempre contou e sempre poderá contar conosco. Porém, queremos deixar claro que estamos aqui por força de um concurso público, somos servidores habilitados e nomeados. Não estamos aqui através de amizade, eleição, conchavos ou acertos. Estamos por mérito e exigimos respeito. Prefeito Jorge, por favor, seja prefeito. A população o elegeu e não os seus indicados. Pedimos desculpas à população de Irati se não estamos atendendo como deveríamos e como todos merecem, é que nesse momento nos encontramos fragilizados frente os acontecimentos e muitas vezes tão doentes como vocês”.

   Roni Surek explicou que tem feito várias visitas nos departamentos de saúde do município e tem acompanhado o sofrimento dos funcionários. “Tenho recebido muitas reclamações dos servidores, conheço o Jorge, é meu amigo, tenho grande admiração, mas, fico triste de saber o que o prefeito vem passando. Quanto tempo faz já que o Agostinho saiu da pasta? ”, indagou Surek solicitando que seja incluído também na Comissão Especial o porquê do atraso do pagamento da empresa de Ponta Grosa que realiza Equoterapia e porque os trabalhos foram paralisados? “Cumprimento o líder do prefeito, Valdenei pelos requerimentos. Parabéns também ao Presidente da Amcespar e prefeito de Inácio, Junior Benato e ao prefeito de Rebouças pelos desfiles cívicos realizados em seus municípios. Estive conversando com o prefeito Jorge e ele me garantiu que para o próximo ano já está estudando uma data para realizar um desfile na cidade. Temos que levar o amor à pátria para a população”, destacou Roni que também parabenizou a ALACS pela homenagem feita ao Alfredo Van Der Neut, homenageado com o prêmio Colmeia de Ouro e o brilhante evento de Nossa Senhora das Graças com missa celebrada pelos Padres Luiz e Hélio. “Neste sentido solicito ao Presidente desta Casa que retorne com o seu projeto que sabiamente lança feriado no dia de Nossa Senhora”, concluiu.

    A Tribuna Popular da Sessão foi utilizada pelo Secretário Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, Sidnei Jonaldo Jorge que discorreu sobre o calendário anual de eventos, atividades, parcerias e projetos da secretaria.

Acompanhe a Sessão Ordinária completa, com os discursos dos parlamentares na íntegra  através do ícone “Sessões Gravadas”. 

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

 

 

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