Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Projetos de Lei do Executivo são aprovados em 1ª Votação

Projetos de Lei do Executivo são aprovados em 1ª Votação

por rafamaier — publicado 01/03/2018 09h41, última modificação 05/10/2018 15h53
Projetos de Lei do Executivo são aprovados em 1ª Votação

Câmara registra mensagem de solidariedade ao Grupo Italiano

Na Sessão Ordinária do dia 27 de fevereiro foram lidos no Expediente o Substitutivo ao Projeto de Lei nº 012/2018 do Executivo e um novo projeto do Legislativo. Na Ordem do Dia, nove projetos foram discutidos e aprovados. Na palavra-livre os vereadores discorreram sobre alguns assuntos e o Presidente Helio de Mello registrou uma mensagem de solidariedade ao Grupo Italiano, empresa que, antes de ser um comércio, é uma família com história construída e solidificada em Irati e região.

Considerando a solicitação do Executivo sobre a urgência e o relevante interesse público na aprovação dos projetos de lei nº 008 e 013/2018, realizou-se com a dispensa do interstício legal de votação aprovada em plenário, Sessão Extraordinária após a Sessão Ordinária para apreciação das matérias citadas.

Durante a Ordem do Dia, foram aprovados em primeira votação os projetos de lei do executivo nº 005/2018, que autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial na importância de até R$ 8.000,00; nº 006/2018, autoriza o Executivo a receber, em reversão, imóvel que especifica; nº 007/2018, autoriza o Executivo a contratar concessão de direito real de uso de bem municipal com empresa que especifica; nº 008/2018, autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial na importância de até R$ 7.820.000,00; nº 009/2018, autoriza o Executivo a adquirir imóvel por desapropriação com a área de 6.000,00 m², pertencente aos herdeiros da senhora Alice Thomaz Lisboa, no valor de até R$ 360 mil para construção de uma unidade escolar na Vila Nova; nº 010/2018, autoriza o Executivo a conceder subvenção à Guarda Mirim de Irati, no valor de até R$ 22 mil; nº 011/2018, autoriza o Executivo a conceder subvenção social ao Asilo Santa Rita, no valor de até R$ 160 mil; nº 013/2018, autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial na importância de até R$ 5.381.000,00 destinado à Secretaria Municipal de Assistência Social e o nº 014/2018, que autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial na importância de até R$ 200.000,00 para dar cobertura às despesas finais da obra de construção da UBS Joaquim Zarpellon.

PALAVRA-LIVRE

Nivaldo Bartoski convidou a todos e discorreu sobre a importância da 22ª Romaria no Distrito do Itapará, que acontece no próximo dia 4 de março. O vereador também agradeceu o Executivo pelas melhorias realizadas nas estradas rurais que dão acesso ao Distrito. “Choveu muito, mas a administração com as poucas máquinas que têm, deu o seu melhor”, elogiou.

Roni Surek contou sobre as visitas feitas nas Câmaras Municipais de Guarapuava e Imbituva, onde segundo ele, foi muito bem recebido pelos vereadores e funcionários e neste sentido fez um pedido ao Presidente. “Quando recebermos a visita de um vereador de outra cidade, peço que possamos abrir espaço na tribuna, para que o mesmo registre uma mensagem”. O vereador também enalteceu o trabalho da Secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich, contando que na manhã desta terça-feira (27), esteve na referida secretaria fazendo uma visita. Surek lamentou o ocorrido recentemente com o Grupo Italiano, deixando uma mensagem de motivação aos empresários e funcionários.  “Manifesto meus sinceros sentimentos a todos e que Deus ilumine a família”. Para concluir, Roni comentou a visita feita no último sábado (24), no município de Rebouças, onde participou de uma importante reunião juntamente com o Presidente da Associação Universitária Iratiense – AUI, sobre o subsídio a ser repassado àquele município através do Deputado Estadual Hussein Bakri. “Um projeto inovador que está se concretizando em Rebouças. Segundo informações, também serão repassados através do deputado o valor de R$ 600 mil para a AUI. Vai depender da conversa com o prefeito Jorge para que este repasse seja feito ao custeio das viagens dos universitários que estudam fora. Para Rebouças estão sendo repassados R$ 450 mil”, finalizou.

O Presidente Helio de Mello antes de encerrar a sessão, deixou uma mensagem de profunda solidariedade ao Grupo Italiano, empresa que, antes de ser um comércio, é uma família, com a sua história construída e solidificada em nossa cidade e região. “Infelizmente um trágico acontecimento atingiu parte do patrimônio material desta família forte e trabalhadora, de uma forma tão repentina e devastadora, sensibilizando toda nossa comunidade. Mas tenho certeza que, com a perseverança que sempre tiveram, muito em breve, estarão novamente oferecendo seus serviços, com a qualidade e competência que sempre foi a marca registrada do Grupo Italiano. Manifestamos a nossa mais fraterna solidariedade a todos os integrantes desse respeitado e admirado grupo empresarial, dos proprietários aos colaboradores, pessoas que são exemplos de dedicação, força e humildade. Apesar de toda tristeza e consternação gerada, em meio aos caos, essa tragédia acabou reforçando a estima e a importância que Grupo Italiano representa para o nosso município. Força Família Italiano! Transmitimos nossa consternação e apoio, na certeza de que não lhes faltará coragem, empenho e capacidade para superar este lastimável acontecimento”.

Acompanhe a Sessão Ordinária completa com os discursos dos parlamentares na íntegra através do ícone “Sessões Gravadas”.