Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Outubro Rosa - Câmara Municipal apoia a luta contra o câncer de mama

Outubro Rosa - Câmara Municipal apoia a luta contra o câncer de mama

por Rafaella Maier publicado 04/10/2017 09h58, última modificação 04/10/2017 09h58
Outubro Rosa - Câmara Municipal apoia a luta contra o câncer de mama

Vereadores imbuídos nesta luta, que é de toda a sociedade.

   Assim como diversos órgãos, instituições e empresas, a Câmara Municipal de Irati também aderiu ao movimento Outubro Rosa, que objetiva conscientizar o maior número de pessoas em relação à prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama. Na última Sessão Ordinária da Câmara (3 de outubro), o Presidente Helio de Mello, em nome do Legislativo, declarou apoio ao movimento.

   De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres, representando 28% do total de casos de câncer no mundo, sendo o tipo que mais provoca a morte de mulheres no Brasil. Segundo dados do Instituto, a estimativa é de 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens.

   Para o Presidente da Câmara, Helio de Mello, a campanha é, sem dúvida, muito eficaz na prevenção do câncer, a cor rosa representa a esperança. “Vencer o câncer de mama é um grande desafio para as mulheres. É preciso conhecer mais sobre os sintomas, pois o tratamento depende da fase do tumor, por isso é fundamental estar alerta em relação as consultas anuais no ginecologista, a coleta de preventivo e o exame das mamas. Quanto mais cedo for detectado o câncer, maiores serão as chances de cura”, destacou Mello afirmando que a Câmara está engajada nesta luta, que visa a conscientização de todas as famílias.

   “Agradecemos a ANAPCI e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, instituições que trabalham voluntariamente em prol de ações de conscientização à população para o diagnóstico precoce da doença”, citou Mello afirmando que o dia 19 de outubro, é o Dia Internacional contra o Câncer de Mama. “Deixo o convite para que representantes dessas instituições ou ainda alguém que tenha enfrentado a doença faça uso da Tribuna na sessão do dia 17 de outubro, deixando um alerta à toda a população”.

   Conforme o Presidente, todos os vereadores da casa estão imbuídos nesta luta, que é de toda a sociedade.

OUTUBRO ROSA

   O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

   O objetivo da campanha é divulgar informações gerais sobre câncer de mama, promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas (Estratégia de Conscientização) e informar sobre as recomendações nacionais para o rastreamento e os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

 

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.

NAVEGUE AQUI