Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Na Ordem do Dia, os Vereadores analisaram e aprovaram 12 Projetos de Lei

Na Ordem do Dia, os Vereadores analisaram e aprovaram 12 Projetos de Lei

por Rafaella Maier publicado 04/07/2018 10h42, última modificação 04/07/2018 10h42
Na Ordem do Dia, os Vereadores analisaram e aprovaram 12 Projetos de Lei

Vereadores discorrem sobre assuntos diversos na palavra-livre

Foram lidos no Expediente da Sessão Ordinária do dia 03 de julho, dois novos projetos do Executivo e uma Moção de Aplausos do Legislativo às ex-vereadoras do município: Avany Caggiano Santos, Ieda Regina Schimalesky Waydzik, Maria Helena Sekula Smolka, Maria Zuleika Onesko, Otília Setnarski e Severina Pereira da Silva. Na Ordem do Dia, 12 projetos foram apreciados e aprovados.

Foram aprovados em segunda votação os projetos de lei do Executivo nº 070/2018, que autoriza o Executivo a abrir crédito adicional suplementar na importância de até R$ 1.900.000,00 e o nº 071/2018, que autoriza o Executivo a doar área de terra de sua propriedade à Companhia de Habitação do Paraná – COHAPAR para desenvolvimento de programa habitacional.

Em primeira votação foram aprovados os projetos nº 072/2018, que autoriza o Poder Executivo Municipal a receber em reversão, imóvel no Condomínio Industrial da Vila São João; nº 073/2018, autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial na importância de até R$ 205.000,00; nº 074/2018, autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial na importância de até R$ 49.400,00 visando a devolução de sobra de recursos de Convênios Estaduais que estão sendo finalizados; nº 075/2018, autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial na importância de até R$ 1.310,00; nº 076/2018, autoriza o Executivo a abrir crédito adicional suplementar na importância de até R$ 930.000,00 e o nº 077/2018, autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial na importância de até R$ 3.000,00 a ser repassado à Instituição de Longa Permanência Santa Rita.

Também foram aprovados em primeira votação os projetos do Legislativo nº 014/2018 (Roni Surek e José Bodnar), que denomina a Rua “E”, localizada no Loteamento Família Thomaz, no bairro Vila Nova, de Rua Alexandre de Godoy Rocha; nº 015/2018 (Roni Surek e José Bodnar), denomina a Rua “D”, localizada no Loteamento Família Thomaz, no bairro Vila Nova, de Rua Edemilson Coutinho; nº 016/2018 (José Bodnar), que concede o Título de Cidadão Benemérito do Município de Irati ao Senhor José Maria Grácia Araújo e o nº 017/2018 (José Bodnar), que altera o artigo 1º da Lei Municipal nº 3.868/2014, que denomina a Rua Elvino Laroca.

Nivaldo Bartoski contou que esteve a convite do Deputado Federal Sandro Alex, juntamente com o Presidente do Sindicato Rural de Irati, Alceu Hreciuk na FETAEP para tratar sobre as propostas do Plano Safra 2018, lançadas no dia 26 de junho. “Recursos disponíveis para 2018 - R$ 31 bilhões, sendo que em 2017 eram R$ 21 bilhões. O juro agrícola baixou de 5.5% para 4.6%. No Pronamp o juro era 7.5% e abaixou para 6%. Esta é uma luta deste nobre vereador, do Presidente do Sindicato Alceu e do deputado federal Sandro Alex”, afirmou o vereador contando ainda que o teto de financiamentos para trator usado subiu, era R$ 50 mil e passou para R% 80 mil. “Para colheitadeiras usadas o teto era R$ 100 mil e passou para R$ 165 mil”. Bartoski agradeceu o empenho do prefeito Jorge, que enviou junto com ele e a FETAEP, mais de 30 ofícios para que estas conquistas se concretizassem. “Hoje o agricultor vai poder novamente financiar seus veículos para transportar sua produção com juro justo. Agradeço ao Presidente da Federação que nos recebeu com muito carinho”, enfatizou o vereador dizendo que mais reivindicações foram feitas na oportunidade em relação a previdência social e uma agricultura mais forte.

Valdenei Cabral da Silva relembrou o início do mandato em 2017, quando no dia 26 de fevereiro, se deslocou até São Mateus do Sul. “Sofremos muito com a péssima qualidade da estrada. Na semana seguinte usei a Tribuna para pedir ao prefeito eleito que empenhasse suas forças com relação a esta estrada. E para nossa felicidade, no dia 29 de junho deste ano, recebemos o aviso confirmando a licitação do referido asfalto. Sabemos da grande importância que tem esta PR para nossa região, uma obra encantada”. Sobre a comunidade do Guamirim, Cabral pediu para que a secretaria competente notifique a empresa que ganhou a licitação para pavimentação das ruas centrais da comunidade. “Esta obra é uma novela, são recursos de 2010. Em 2012 foi feita uma licitação, a empresa ganhou, mas fez 8% apenas e abandonou a obra. No início deste mandato, com boa contrapartida do município, outra empresa ganhou a licitação, mas, infelizmente ainda estamos sem conclusão da referida obra. Como morador da comunidade, me sinto envergonhado, as pessoas me cobram muito. Já foi feia a base do asfalto, as laterais, meios-fios, então peço ao executivo que conclua esta obra. O Centro Cultural também falta apenas 7% para concussão total”, destacou o vereador informando que já está em fase de implantação na comunidade a academia ao ar livre, através de recursos de parlamentares que representa. “Solicitei inclusive ao excetivo que a academia fosse implantada próxima ao centro cultural, acredito que dentro de poucos dias, já teremos ela na nossa comunidade”. Por fim, sobre o calçamento até o Frigorífico Thoms, Cabral comentou que a referida obra ficou quatro anos parada, e que no ano passado o executivo destinou uma contrapartida extraordinária e conseguiu uma empresa que já está trabalhando. “A prefeitura está dando total suporte para a empresa, pois sabemos da dificuldade, são em torno de 20 a 30 caminhões trafegando diariamente pela estrada. Parabéns ao executivo pelo trabalho”, agradeceu.

Acompanhe a Sessão Ordinária completa com os discursos dos parlamentares na íntegra no site www.irati.pr.leg.br através do ícone “Sessões Gravadas”.