Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo, Agência Paraná de Desenvolvimento, Prefeitura e Aciai firmam convênio para elaboração do PMAI

por Rafaella Maier publicado 29/05/2017 14h27, última modificação 29/05/2017 14h28
“Para que possamos atrair novas indústrias para o município, precisamos conhecer mais a nossa realidade e para onde estamos indo. Não conseguiremos nos mostrar lá fora se não nos conhecermos direito”, afirmou o Presidente Helio de Mello

Momento da assinatura do Convênio durante o evento

Uma parceria que vinha sendo discutida e viabilizada desde o dia 16 de maio, quando ocorreu uma reunião na Câmara de Vereadores, junto com a Aciai e o Executivo Municipal. Parceria que foi consolidada no dia 19, durante o evento Top Of Mind da Aciai. Com o objetivo de elaborar um diagnóstico socioeconômico de Irati e criar novas oportunidades de negócios, durante o evento, foi assinado o convênio entre a Câmara de Vereadores, Agência Paraná de Desenvolvimento, Aciai e Prefeitura, os quais juntos realizarão o Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI). Iniciativa que permitirá uma análise técnica para apontar quais as áreas comerciais em Irati têm potencialidade para atrair investimentos.

Em um primeiro momento conforme o Programa, será elaborado o diagnóstico socioeconômico do município, visando a estruturação de um trabalho consistente, traçando o cenário atual, fundamental para a discussão da visão de futuro de Irati e definição dos gargalos a serem superados, com ações necessárias para transformar em realidade os resultados pretendidos.

Na segunda fase, haverá mapeamento de demandas e gargalos, senso que será realizada com outras entidades locais um levantamento dos problemas que atualmente dificultam a implementação de medidas para o melhor desenvolvimento da cidade. Caberá as entidades parceiras a apresentação dos gargalos que podem ser de ordem: estrutural, fiscal, trabalhista, educacional, dentre outros, em todos os níveis (municipal, estadual ou federal) e nas esferas pública e privada.

Depois de identificados os principais problemas e levantados os gargalos existentes, será criado um grupo de trabalho, que definirá as ações e intervenções necessárias para estruturação de um projeto para a promoção do desenvolvimento econômico sustentado de Irati. Depois disso, passa-se então a segunda fase do programa, que será voltado a atração de novos investimentos empresariais para Irati, com mapeamento das cadeiras produtivas, definição das vocações econômicas do município e da estratégia para atração de novos investimentos. Com uma proposta de valor formalizada e do plano de ação definido, serão iniciadas as ações de prospecção ativa de novos investimentos.

O projeto deverá ser desenvolvido em 20 semanas, sem contar a fase contínua de prospecção e os custos desse amplo trabalho de levantamento de dados serão divididos entre o Governo do Estado, Aciai, Executivo e Legislativo.

Onildo Benvenho, assessor técnico da Agência Paraná de Desenvolvimento, afirmou que o PMAI proporciona importantes ferramentas para diagnosticar as potencialidades do município.  “Há uma forte tendência pela retomada do crescimento, para isso, as cidades precisam ter um planejamento estratégico formalizado. A ideia é mostrar os pontos negativos e positivos do cenário, e como isso pode influenciar em todo o panorama”, salientou Benvenho.

O Presidente da Câmara, Helio de Mello, agradeceu a parceria, que vai com certeza, ajudar a fazer Irati prosperar. “Estamos crescendo de forma desordenada, não sabemos como estamos e para onde estamos indo. Precisamos de um planejamento estratégico para que possamos seguir no caminho correto. Não se trata de gastos e sim de investimento, pois o Programa vai oferecer ferramentas nas quais poderemos identificar as potencialidades, construindo um conhecimento coletivo sobre o nosso município. Precisamos ter papel ativo na busca por empresas para geração de empregos e renda na nossa cidade”, ressaltou Mello dizendo ainda que é necessário buscar indústrias, formar arranjos produtivos mais fortes, “mas não conseguiremos nos mostrar lá fora se não nos conhecermos direito”.

O Presidente da Aciai, Oscar Muchau e o Prefeito Jorge Derbli teceram inúmeros comentários em relação ao projeto, que tem como intuito fazer Irati crescer de forma ordenada e planejada.