Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara outorga Título de Cidadão Honorário ao Comandante do Corpo de Bombeiros de Irati

Câmara outorga Título de Cidadão Honorário ao Comandante do Corpo de Bombeiros de Irati

por Rafaella Maier publicado 01/08/2017 15h21, última modificação 01/08/2017 15h21
“É com grande honra que fechamos o mês de aniversário da nossa cidade homenageando o Capitão Jorge Augusto Ramos, um cidadão de bem, que transparece humildade, sabedoria e simplicidade”, afirmou Helio de Mello
Câmara outorga Título de Cidadão Honorário ao Comandante do Corpo de Bombeiros de Irati

Vereadores, homenageado e familiares

   Bravura, coragem, dedicação e amor a profissão, resume um pouco da vasta biografia do Comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, Capitão Jorge Augusto Ramos, que recebeu em Sessão Solene na noite do dia 31 de julho, o Título de Cidadão Honorário do município. A outorga do Título, que faz parte das comemorações dos 110 anos de Irati, foi realizada pelo proponente da honraria, Vereador e Presidente da Câmara Helio de Mello, juntamente com o prefeito municipal, Jorge Derbli. Se fizeram presentes também na solenidade, o prefeito municipal de Inácio Martins e Presidente da Amcespar, Júnior Benato e o Capitão da Polícia Miliar, Luciano de Jesus Romão.

    O Título de Cidadão Honorário é uma homenagem prestada pelo Legislativo aos cidadãos que se destacam na sociedade pelos relevantes serviços prestados em prol da coletividade. “Esta homenagem se faz justa e necessária para mostrar o quanto somos gratos ao Comandante, pelos relevantes serviços prestados a este município, desenvolvendo uma missão junto à comunidade com competência, organização e honradez por aquilo que faz. A liderança exercida pelo homenageado é incontestável. Nesses anos, o Capitão tem atuado para fortalecer e melhorar o atendimento a todos. Esta honraria evidencia o reconhecimento da sociedade as difíceis tarefas executadas pelos bombeiros, valorosos defensores de vidas”, destacou o Presidente.

    O proponente da honraria fez uma breve leitura do currículo do Capitão, que passou a residir em Irati no ano de 1986. Nasceu na localidade de Cachoeira Madeirit, em Inácio Martins. Trabalhou em diversas atividades desde muito cedo. Iniciou sua carreira militar no Exército na cidade de Palmeira em 1995. Em 1996 foi selecionado para integrar uma missão na Organização das Nações Unidas, ONU, compondo o batalhão Força de Paz em Angola, os quais trabalharam para que a paz fosse mantida naquele país. Ingressou no Corpo de Bombeiros no dia 2 de fevereiro de 1999. Foi declarado aspirante a oficial em 2001; 2º Tenente em 2003; 1º Tenente em 2006 e Capitão no ano de 2010. Possui cursos superiores em Segurança Pública e Administração, além de ser pós-graduado em gestão pública e teologia. Possui diversos cursos de especializações, medalhas e um amplo histórico de funções exercidas.

   “É com grande honra que fechamos o mês de aniversário da nossa cidade homenageando o Comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, uma pessoa que com suas sábias palavras faz com que seus discursos virem aulas pela humildade, sabedoria e simplicidade”, agradeceu o proponente do título Helio.

     O homenageado destacou: “Irati é uma terra prometida para muita gente. Emana água, frutos e mel em abundância, é uma terra doce. Quem nasce aqui tem sorte”, afirmou Jorge dizendo que também é um homem de sorte, primeiro por ter nascido em Inácio Martins e segundo por estar nascendo de novo agora como iratiense. “Sempre agradeço primeiro a Deus que nos dá a oportunidade e a todas as pessoas que me ajudaram, em especial aos amigos e familiares. Não precisamos passar por cima de ninguém para conquistar o nosso espaço, é preciso apenas se preparar, rezar e caminhar, o resto vem”, salientou Ramos dizendo que este Título faz aumentar ainda mais a sua responsabilidade com Irati. “Esta é a terra que me acolheu e que refaço meu compromisso de sangue. Por esta cidade eu faço o sacrifício supremo, que é doar a vida para o bem-estar de todos”, agradeceu.

    Representando a Polícia Militar de Irati, o Capitão Romão teceu elogios ao homenageado. “Não tive a oportunidade de conhecê-lo durante os tempos de academia militar, mas tive a oportunidade de encontrá-lo no meio do caminho, você é um cidadão hoje reconhecido pelos teus méritos, pois é competente, virtuoso, caridoso, inteligente e perspicaz. Parabéns”.

    O prefeito de Inácio Martins e Presidente da Amcespar, Júnior Benato cumprimentou Jorge Ramos e o proponente da honraria pela justa homenagem. “Capitão Jorge você é um grande representante da Amcespar, Amsulpar e do Sudeste do Paraná”.

    Em nome do homenageado, o prefeito Jorge Derbli saudou a família Ramos. “Este foi um mês de muitas conquistas, homenagens e reconhecimentos. O Corpo de Bombeiros de Irati vem realizando um excelente trabalho na cidade, e a tropa é o espelho do comando, portanto, este título é mais do que justo pela competência do Capitão Jorge”, afirmou o prefeito frisando a importância do Grupamento dos Bombeiros em Irati, que vai trazer mais estrutura à corporação. “Este título concedido enobrece ainda mais o calendário festivo do município. Parabéns Capitão Jorge”.  

    A homenagem da Câmara representa o reconhecimento dos cidadãos aos elevados serviços prestados pelo Capitão Jorge, não apenas em relação ao seu trabalho à frente da corporação, mas também com a realização de outras atividades que orgulham, engrandecem e visam o bem comum da população, trabalhando sempre com entusiasmo e dedicação, se tornando exemplo para a nossa comunidade.

 (Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

 

 

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.

NAVEGUE AQUI