Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara Mirim / Legislatura 2017 - Vereadores visitam escolas e orientam alunos sobre a importância do voto

Câmara Mirim / Legislatura 2017 - Vereadores visitam escolas e orientam alunos sobre a importância do voto

por Rafaella Maier publicado 22/06/2017 14h45, última modificação 22/06/2017 14h48
“A intenção do Programa Câmara Mirim é formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade em que vivem”, afirma o Presidente Helio de Mello
Câmara Mirim / Legislatura 2017 - Vereadores visitam escolas e orientam alunos sobre a importância do voto

Visita na Escola Municipal Olaria Filipaki

   Nos dias 20 e 21 de junho, os vereadores estiveram nas escolas participantes do Programa Câmara Mirim orientando os alunos do 5º ano sobre a importância do voto, dos poderes constituídos e a função do vereador na sociedade. Nos próximos dias, as escolas deverão eleger o Vereador Mirim e o Suplente, que tomarão posse no dia 5 de julho, às 9 horas, em alusão as festividades dos 110 anos do município de Irati. 70% da Câmara se fez presente nas visitas às escolas, que foi conduzida pelo Presidente Helio de Mello, juntamente com a coordenadora municipal do Programa, Dione Cristina Antunes.

   Este ano, as dez escolas participantes do Programa são: Escola Municipal João Paulo II; Olaria Filipaki; Rosalina Cordeiro de Araújo; Matilde Araújo Nascimento; São Valdomiro; Ana Amaral Gruber; Antonina Filus Panka; Mercedes Braga; Tancredo Martins e Escola Municipal da Lagoa.

   Os Vereadores ficaram satisfeitos com a boa aceitação e recepção das diretoras, professoras e alunos que se mostraram bastante interessados no Programa, sendo que em algumas escolas, inclusive, os alunos já estão em campanha, com o intuito de convencer os colegas de classe, que serão os melhores representantes da comunidade escolar.

   O Presidente da Casa, Helio de Mello, conversou com as crianças, repassando orientações sobre os poderes constituídos e principalmente sobre a importância do voto consciente nas eleições, “que deve ser feito de forma democrática com muita responsabilidade, conhecimento e confiança”.

   Com estas visitas, os vereadores além de apresentar o Programa Câmara Mirim, visam ampliar e conscientizar os alunos sobre a importância de se tornarem cidadãos críticos e principalmente atuantes na sociedade em que vivem. “A interação dos alunos com os colegas irá ajudá-los na formação ética, enquanto pessoa, e fazê-los perceber a importância de cada um na vida do outro, a responsabilidade diante do mundo e seus direitos e deveres enquanto cidadãos”, destacaram os legisladores satisfeitos com os elogios recebidos também das diretoras e professoras, que afirmaram nunca terem visto em todos os anos de trabalho, tantos vereadores nas escolas.

    Foram dois dias de aproximação com os mirins, um período democrático de despertar o interesse pela política, incentivá-los a pesquisarem sobre temas públicos e a compreenderem seus direitos e obrigações. “Temos certeza que essas visitas proporcionaram aos pequenos o interesse pela política, algo que se perdeu ao longo dos anos, em função do que se vê nos meios de comunicação. Precisamos transformar essa realidade nos aproximando mais e mostrando que é possível fazer política honesta, de bem e contribuir para a melhoria dos serviços públicos”, destacaram os vereadores salientando a importância de repassar estes conhecimentos ainda nesta idade, “pois estes serão os futuros representantes da nossa cidade”.

    Na próxima semana, as escolas deverão divulgar os nomes dos vereadores e suplentes eleitos para a Legislatura 2017, que terá sua Sessão de Posse no dia 5 de julho, quando ocorrerá a diplomação e juramento dos eleitos e será realizada a eleição da Mesa Diretora.

   Assim como ocorre nas Sessões Ordinárias da Câmara, os cidadãos também poderão acompanhar os trabalhos da Câmara Mirim - Legislatura 2017 pelo site www.irati.pr.leg.br através do ícone “Sessões Gravadas”.

 

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.

NAVEGUE AQUI