Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara apoia projeto “Cartilha Educativa do Trânsito” nas Escolas

Câmara apoia projeto “Cartilha Educativa do Trânsito” nas Escolas

por rafamaier — publicado 15/05/2018 14h27, última modificação 05/10/2018 15h53
Câmara apoia projeto “Cartilha Educativa do Trânsito” nas Escolas

Presidente Helio juntamente com o prefeito durante o lançamento da Cartilha

Voltada aos alunos dos 4º e 5º anos da Rede Municipal de Ensino, foi lançada nesta terça-feira (15), na Escola Municipal Francisco Vieira de Araújo, uma Cartilha Educativa do Trânsito. O livreto é um conjunto de informações, linguagem e ilustrações lúdicas, sobre cuidados que devem ser observados no trânsito e normas a serem respeitadas por todos. Este importante projeto conta com o apoio da Câmara Municipal e de muitas outras entidades, “uma importante parceria em prol da conscientização da sociedade. A união faz a força”, enfatizou o Presidente Helio de Mello que marcou presença durante o lançamento do projeto, juntamente com os Vereadores Edson Luís Elias e Rogério Luís Kuhn.

A cartilha, elaborada com linguagem simplificada a fim de atrair alunos na faixa etária de 10 a 12 anos, visa esclarecer os procedimentos que devem ser seguidos por motoristas, ciclistas e pedestres tanto nas vias públicas quanto em estradas do interior. Para Helio, a Escola é o melhor lugar para realização deste projeto, pois torna as crianças fiscalizadoras ativas dentro da própria família e dos lares, “são elas que passam a cobrar dos pais atitudes mais conscientes em prol de um trânsito melhor”.

Entre as normas de segurança no trânsito abordadas no material estão, por exemplo, nunca dirigir após consumir bebidas alcoólicas, ultrapassagem somente pela esquerda e a prioridade dos pedestres, ciclistas, transporte público e de cargas e viaturas policiais e de fiscalização. A cartilha orienta ainda sobre a preferência em rotatórias, respeito as sinalizações e uso dos equipamentos e recursos de segurança, como a cadeirinha para crianças no banco traseiro e cinto de segurança.

O projeto será levado até as 29 escolas municipais, sendo que em cada uma, haverá a explanação didática das regras e cuidados no trânsito. A cartilha é um projeto da Secretaria Municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, em conjunto com a Comissão Municipal de Trânsito e conta com apoio da Guarda Municipal, ACIAI, Iratran, Secretarias de Educação e de Segurança, Construtora Cathio, Câmara Municipal e Copycenter.