Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / “Mata do Gomes” - Acordo objetiva criação de Parque Ambiental

“Mata do Gomes” - Acordo objetiva criação de Parque Ambiental

por Administrador publicado 06/03/2015 15h20, última modificação 06/03/2015 15h21
Uma visita técnica na área já está agendada para os próximos dias
“Mata do Gomes” - Acordo objetiva criação de Parque Ambiental

Presidente da Câmara, Vilson Menon, prefeito Odilon, juntamente com representantes do IAP e da empresa Aurora Centennial

       Na quinta-feira (5), o Presidente da Câmara Vilson Menon junto do prefeito Odilon Burgath e secretários municipais estiveram reunidos em Curitiba, na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos- SEMA, para tratar sobre a construção do empreendimento habitacional na Mata “Arroio dos Pereiras”. Além dos representantes de Irati, participaram também da reunião, o proprietário da área e do empreendimento, Edson de Araújo Gomes, o secretário estadual do Meio Ambiente Ricardo Soavinski, técnicos do Instituto Ambiental do Paraná e o executivo da empresa Aurora Centennial S/A, Carlos Branco.

      O Presidente da Câmara, Vilson que já havia conversado recentemente com os representantes da Aurora Centennial, afirmou que desde o início os mesmos vêm demonstrando interesse para firmar acordo, o qual foi consolidado nesta importante reunião. “Com muito diálogo entre a Prefeitura, o Governo do Estado e os proprietários da área, finalmente o empreendimento habitacional na Mata do Gomes foi temporariamente suspenso”, salientou Menon dizendo que o secretário do Meio Ambiente Ricardo Soavinski, propôs aos proprietários da Aurora, a criação de um grupo técnico do Estado e Prefeitura para avaliar a possibilidade de implantação de um parque municipal, o qual visa à conservação da área aliado a recreação e lazer da população.

      A Coordenadoria de Biodiversidade da Sema, técnicos do Instituto Ambiental do Paraná, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Câmara Municipal, junto da Comissão Especial, vão acompanhar os trabalhos do grupo, que vai realizar uma visita técnica na área agendada para os próximos 10 dias. Segundo Vilson, o grupo vai analisar o tamanho da área a ser transformada em parque, que deve garantir a conservação dos remanescentes florestais.

     O prefeito Odilon ficou satisfeito com a decisão e com a preocupação do Governo do Estado em colaborar para uma solução que atenda a todos. Já o Presidente Vilson destacou a importância da preservação desta área para a cidade e para as próximas gerações. “Como represente do Legislativo, fiquei muito feliz de participar deste importante acordo para a cidade, que teve início durante Audiência Pública, realizada na semana passada na Câmara, a qual desencadeou esta aproximação do executivo com a Aurora. Os debates junto da população foram essenciais para que esta conversa e acordo acontecessem”, concluiu Vilson agradecendo todos os vereadores da Comissão, reafirmando a importância desta área coberta por vegetação nativa, que tem grande potencial para ser um parque ambiental, a qual resguarda parte da história de Irati.       

 (Assessoria da Câmara Municipal de Irati, com informações da SEMA)

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.

NAVEGUE AQUI