Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / 1ª Votação - Vereadores aprovam PLs que denominam ruas com nomes de cidadãos iratienses (in memoriam)

1ª Votação - Vereadores aprovam PLs que denominam ruas com nomes de cidadãos iratienses (in memoriam)

por Rafaella Maier publicado 09/05/2017 16h15, última modificação 10/05/2017 11h09
1ª Votação - Vereadores aprovam PLs que denominam ruas com nomes de cidadãos iratienses (in memoriam)

Os vereadores aprovaram quatro projetos de lei na Ordem do Dia

    Uma Moção de Aplausos do Legislativo e oito novos projetos de lei do executivo foram lidos no Expediente da Sessão Ordinária do dia 08 de maio. Na Ordem do Dia, quatro projetos de lei foram apreciados e aprovados em primeira votação. Na palavra-livre, os vereadores trataram sobre diversos temas.

    Os vereadores apresentaram indicações solicitando serviços de pavimentação asfáltica no Conjunto Promorar, na Vila São João; perfuração de um poço artesiano e construção de reservatório d’água na localidade de Faxinal dos Ferreiras; patrolamento geral nas estradas das comunidades de Água Clara sentido Governador Ribas; Papuã dos Fiori; Faxinal dos Ferreiras e Cachoeira de Palmital; patrolamento e cascalhamento na estrada de Coloninha em Água Quente de Cima; melhorias na sinalização de trânsito das vias públicas Rua João Candido Ferreira; Dr. Correia; Vitor Ferreira do Amaral; Abílio de Carvalho Bastos; Lino Esculápio e Rua Zeferino Bittencourt; estudos para construção de um estacionamento em frente ao Estádio Municipal Abrahn Nagib Nejm; melhorias na Rua Gasparino Blem da Silva, no Bairro Rio Bonito; melhorias na estrada da Campina Branca e nas estradas rurais de Pirapó e Boa Vista do Pirapó; melhorias nas estradas da localidade de Arroio Grande; manutenção da estrada da Linha E do Itapará; patrolamento nas estradas da Linha B de Gonçalves Junior; execução de pavimentação asfáltica e sinalização horizontal e vertical das vias até o cemitério do Riozinho (Rua Santa Bertila, São Valentim e Rua Santo Anísio de Paula); instalação de um semáforo com dois tempos, na Rua Dezenove de Dezembro esquina com Rua Zeferino Bitencourt e o encaminhamento de ofício convidando a Dra. Larissa Mazepa, médica da Unidade de Coleta e Transfusão de sangue de Irati, para que a mesma faça uso da Tribuna Popular, explanando sobre a importância da doação de sangue.

    Também foram feitos requerimentos solicitando informações em relação aos cargos comissionados e efetivos com suas respectivas lotações e remunerações; sobre o incidente ocorrido com uma das ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde e sobre a composição total do quadro geral da Secretaria da Assistência Social, CREAS, CRAS, Casa Lar.

ORDEM DO DIA

     Em primeira votação foram aprovados por unanimidade de votos os Projetos de Lei do Executivo nº 052/2017, que autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial na importância de até R$ 128.200,00 (cento e vinte e oito mil e duzentos reais) para o Programa Liberdade Cidadã e o nº 055/2017, que autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial e suplementar na importância de até R$ 474.360,00 (quatrocentos e setenta e quatro mil e trezentos e sessenta reais), visando a utilização dos saldos de recursos financeiros que ficaram em conta bancária na área da saúde em 31 de dezembro de 2016.

     Do Legislativo também foram aprovados os Projetos de Lei nº 010/2017 (José Bodnar), que denomina a Rua “02”, do Loteamento Pinheiros, de Rua Eugênio Manoel Mendes e o nº 011/2017 (José Bodnar e Valdenei Cabral da Silva), que denomina a Rua “08”, do Parque Industrial do Aeroporto, de Rua José Jorge Rogal de Andrade. Ambas as proposituras foram bastante elogiadas pelos vereadores, pela importância do reconhecimento de pessoas que fizeram história no município, fazendo justa e merecida homenagem a cidadãos iratienses.

PALAVRA-LIVRE

    O vereador Edson Luís Elias elogiou a movimentação de diversas entidades representativas acerca de reivindicações para o nosso município, como por exemplo, a união de forças em torno da elevação de Subgrupamento para Grupamento do Corpo de Bombeiros de Irati. Contou também que participou na tarde do dia 8 de uma Audiência com o Secretário de Estado de Segurança Pública, Wagner Mesquita, para construção da Delegacia Cidadã em Irati. “Tenho participado de reuniões oferecendo apoio a comunidade local, mas acredito que a nossa representatividade poderia ter mais peso se pudéssemos estar integrados na Associação de Câmaras Municipais de Vereadores. Esse envolvimento no passado foi muito importante para a vinda da 8ª Ca Independente da Polícia Militar. Precisamos reativar a Associação das Câmaras Municipais do Centro-Sul do Estado”, destacou Elias. Em um aparte o vereador Marcelo Rodrigues elogiou o posicionamento do colega, que também aposta na reativação da Acamcespar. “Precisamos inclusive de um Instituto Médico Legal - IML na nossa cidade e para isso, teremos que unir forças na região”. José Bodnar, também em um aparte, comentou sobre o terreno sugerido para construção da Delegacia Cidadã, localizado atrás do CAM, terreno do próprio estado, que possui mais de 3 mil m².

    O vice-presidente da Casa, Roni Surek chamou a atenção do prefeito Jorge Derbli sobre o destino do esporte iratiense, “temos percebido a falta de profissionais dentro da pasta, espero que esta situação seja resolvida para que as atividades continuem caminhando”. Surek parabenizou a equipe feminina de futsal, que tem elevado o nome de Irati e parabenizou também a secretária de meio ambiente, Magda Lozinski e o secretário de serviços urbanos, Claudemar, que está deixando a pasta, pelas melhorias na Praça da Amizade, “só falta agora o plantio das sonhadas flores”. Dando sequência, chamou a atenção também para uma indicação de sua autoria, “já passaram mais de 30 dias e as melhorias no posto de identificação, no Procon e no Incra até agora não aconteceram, nem respostas e nem melhorias”. Sobre a união das câmaras na região, citado pelo Elias, Roni comentou sobre as visitas que têm feito nas câmaras, apostando também nesta importante união. Antes de encerrar, Roni parabenizou antecipadamente as mamães, deixando um abraço a todas pelo Dia das Mães, que será comemorado no domingo (14).

TRIBUNA POPULAR

    A convite da Casa, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Luís Antônio Andreassa discorreu sobre as diversas ações da pasta, respondendo questionamentos dos vereadores.

Acompanhe a Sessão Ordinária completa, com os discursos dos parlamentares na íntegra no site www.irati.pr.leg.br através do ícone “Sessões Gravadas”.

 

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.

NAVEGUE AQUI